Novas Regras FIES 2018: Conheça Mudanças na Inscrição

Não é de espantar que muitos estudantes que desejam ser financiados pelo FIES ainda não sabem como ele funciona e quais as novas regras FIES 2018. Para os interessados no financiamento é importante ficar atento já que algumas regras são atualizadas ou adaptadas ao longo dos anos. Conheça as novas regras FIES 2018  a seguir!

Novas Regras FIES 2018

Novas Regras FIES 2018


Novas Regras FIES 2018

Desenvolvido pelo Governo Federal o FIES possibilita que milhares de jovens continuem tendo acesso ao ensino superior mesmo não tendo condições de pagar. Ou seja, esse programa é destinado para aquelas pessoas sem condições financeiras de continuar pagando seu curso que já está em andamento. 

Desde a sua criação, o FIES vem oferecendo aos milhares de jovens de todo Brasil a oportunidade de concluírem sua graduação, sem dor de cabeça e sem medo de parar na metade. 

Para realizar a inscrição do FIES, é importante saber as novas regras FIES 2018 e quem pode realizar a inscrição e concorrer ao financiamento, já que nem todas as pessoas que se candidatam, garantem um vaga, já que é necessário está dentro dos requisitos exigidos pelo MEC.


Como funciona o Financiamento de acordo com novas regras FIES 2018

Além de saber as novas regras FIES 2018 é preciso antes de antes de tudo, saber como ele funciona e vamos descobrir agora.

O FIES funciona da seguinte forma: o programa é disponível todos os Brasileiros que se enquadram nas novas regras FIES 2018, que vamos saber daqui a pouco. A vagas que são oferecidas pelo financiamento são limitadas, por isso, são necessárias as regras impostas pelo governo.

Ao longo do curso o estudante financiado pelo programa é necessário pagar a cada trimestre um valor de R$ 150,00 e nada mais. Ao ter seu curso finalizado ele passa 18 meses pagando a taxa de R$ 150,00.

Após o prazo de 18 meses ele começa a devolver para o governo todas as mensalidades que foram pagas, tendo um prazo 3 vezes maior que a duração do seu curso para realizar toda a devolução. Ou seja, caso o seu curso seja de 4 anos, você tem 12 anos para realizar o pagamento integral do valor investido em você.


Quais são as Novas Regras FIES 2018?

As novas regras FIES 2018 ainda não foram atualizadas pelo Governo Federal, sendo assim, as regras que estão em vigor é a do ano vigente, e é importante ficar atento, já que as regras não são modificadas todos os anos.

  • Taxa de Juros
    Existe uma taxa de juros no valor de 6,5% ao ano, e essa taxa é acrescentada todos os anos ao que é pago pelo aluno no final do seu curso. Ao longo dos anos essa taxa foi se adaptando: aumentando e diminuindo, e atualmente ela é de 6,5%.
  • Renda Familiar Mensal 
    Atualmente, a renda bruta mensal em que o aluno pode participar é de até 3 salários mínimos por pessoa (renda per capita).
  • Prioridade de cursos
    O FIES prioriza para participação do seu financiamento alunos que irão estudar em cursos de 3 áreas, que para o Governo Federal é necessário para o desenvolvimento do país. São eles: área de saúde, formação de professores e todas as engenharias.
  • Notas do ENEM
    O aluno precisa ter obtido em uma das provas do ENEM a média de no mínimo 450 pontos.
  • Edição do ENEM
    Para o aluno poder participar do FIES é preciso ter participado de uma das edições do ENEM a partir do ano de 2010.
  • FIES x ProUni
    Para aqueles alunos que tem bolsa integral (100%) no ProUni não é possível participar do financiamento. Para aqueles que possuem bolsa parcial (50%) no ProUni é possível solicitar o financiamento do FIES 2018 para completar o pagamento das mensalidades. 

Para saber mais informações sobre as inscrições acesse.


Para mais informações, atualizaremos em breve.

Novas Regras FIES 2018: Conheça Mudanças na Inscrição
3 votes, average 5 out of 5!

Adicionar Comentário